O PCE da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), Mário Pedro, afirmou que a transição para os pagamentos electrónicos nos transportes públicos abre novas oportunidades para as startups, especialmente no sector das fintechs de pagamentos online.
Segundo Mário Pedro, este processo permite a entrada dessas empresas num mercado que anteriormente estava fora do seu alcance.
A partir de hoje, 15 de Janeiro, inicia-se a primeira fase da implementação dos pagamentos electrónicos, que envolve mais de 360 mil cidadãos que já possuem passes eletrónicos.
Estes carregamentos poderão ser feitos em postos da ENBI, na rede Multicaixa ou por meio de fintechs de pagamentos online, o que vai ampliar assim a actuação dessas startups.
“A transição para os pagamentos electrónicos permitirá às startups actuarem neste mercado que lhes estava privado. Temos um conjunto delas já a trabalhar connosco, incluindo operadoras de serviços de mobile money. Nesta primeira fase, estamos a trazer para elas mais de 360 mil potenciais novos utilizadores deste tipo de soluções digitais”, afirmou Mário Pedro durante a reunião com as operadoras de transporte.
A fase inicial da implementação dos pagamentos eletrónicos se estenderá até 31 de Janeiro e abrangerá as províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.