Durante a cerimónia de admissão das acções da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) ao Mercado de Bolsa de Acções, o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, destacou a relevância do momento para a consolidação do PROPRIV – Programa de Privatizações.
Segundo o Ottoniel dos Santos, “essa ocasião representa um passo firme na consolidação do PROPRIV, que tem como objectivo reforçar o papel do sector privado na dinamização da economia”.
O Secretário de Estado enfatizou ainda o impacto positivo para o sistema financeiro do país: “Hoje damos um sinal claro de compromisso com a democratização do capital e com o fortalecimento do nosso sistema financeiro”.
Ottoniel dos Santos sublinhou o carácter singular da Oferta Pública de Venda (OPV), realçando que “essa oferta pública tem um caráter distintivo porque a própria BODIVA está a cotar-se em bolsa”.
O Secretário de Estado revelou também o grande sucesso da operação, que superou todas as expectativas. “A procura por acções da BODIVA foi quase oito vezes superior à oferta. Esta é a maior adesão registada em acções deste tipo no mercado angolano”, afirmou, assinalando o forte interesse do público e investidores no processo, que marca um novo capítulo no mercado de capitais de Angola.