O responsável pelas Relações com o Mercado do BAI, Fábio Correia, afirmou que acelerar a privatização tem benefícios significativos para a economia angolana, e reforça a confiança dos investidores ao mesmo tempo em que dinamiza o mercado de capitais.
A declaração foi feita durante a conferência “20 Anos do Mercado de Capitais”, onde destacou que o BAI tem trabalhado para garantir uma comunicação mais ampla com os investidores e aprofundar a análise sobre o potencial de crescimento da economia.
Segundo Fábio Correia, o escrutínio sobre o BAI tem aumentado, o que tornou a divulgação de informação um processo contínuo. Apesar de os relatórios financeiros serem apresentados trimestralmente e consolidados em documentos semestrais e anuais auditados, o trabalho de divulgação exige um acompanhamento diário para assegurar transparência e o cumprimento dos prazos legais estabelecidos.
A preparação desses relatórios envolve a interacção com seis empresas do grupo BAI. O desafio, segundo Fábio Correia, é garantir que toda a informação seja disponibilizada em tempo útil, respeitando os padrões exigidos pela entidade reguladora.
Para o Fábio Correia, esta transformação no mercado de capitais cria oportunidades para atrair mais investidores e consolidar o sector financeiro. O BAI mantém uma monitorização constante, e assegura que a informação chega de forma rápida e transparente não só ao regulador, mas também aos accionistas e ao mercado.