Durante o primeiro trimestre de 2024, o Sistema Financeiro Angolano (SFA) recepcionou um total de 16 548 reclamações, numa média de 5 516 processos por mês, o que correspondeu a aumentos de 105,97% face ao trimestre anterior, que registou um total de 8 034 processos e de 146,29% quando comparado com o período homólogo de 2023, que contou com 6 719 reclamações.
O aumento exponencial do volume de reclamações face ao período homólogo está relacionado com a entrada em funcionamento de uma nova Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamento, a Africell Mobile Money, com uma carteira superior a 8,5 milhões de contas registadas, bem como com o aumento da conscientização dos clientes das instituições financeiras, relativamente à defesa dos seus direitos e legítimos interesses.
Relativamente às matérias das reclamações apresentadas no SFA, os temas ligados ao serviço de mobile banking, caixas automáticos, cartões de débito, contas de depósito à ordem, prestação de serviços, internet banking, cartões pré-pagos, operações com o estrangeiro, transferências, crédito ao consumo e contas ordenado, que congregaram um peso de 97,07% do total das reclamações (16 063 de 16 548 reclamações).
De acordo com o ranking das reclamações do Sistema Financeiro Angolano, dos bancos de importância sistémica, O BFA foi o que registou o maior número e reclamações no Iº trimestre de 2024.
Um total de 20205 reclamações, que representam um volume total de reclamações pelo número de clientes (ponderador) de 69,2. As principais preocupações estiveram relacionadas aos cartões de débito, caixas automáticos e contas salário.
Seguiram-se o BAI e o Standard Bank Angola com 1565 e1176 reclamações, respectivamente.