No vibrante cenário empreendedor de Angola, onde a inovação e a ambição se encontram, a Associação Angolana de Startups desempenha um papel vital como catalisadora do crescimento e desenvolvimento do ecossistema de startups do país.
Como uma voz unificadora e uma fonte de apoio crucial para empreendedores em todo o país, a associação está na vanguarda da promoção do empreendedorismo e da construção de uma comunidade empresarial vibrante e dinâmica.
Nesta entrevista exclusiva, temos o prazer de conversar com Lisa Videira, a visionária líder que está à frente da Associação Angolana de Startups.
Com uma paixão contagiosa pelo empreendedorismo e um profundo compromisso com o sucesso dos empreendedores angolanos, Lisa Videira oferece dados valiosos sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelas startups em Angola, bem como sobre o papel crucial da Associação no apoio ao seu crescimento e desenvolvimento.



- Quais são os maiores desafios enfrentados pelas startups em Angola actualmente, e como a Associação Angolana de Startups e Empreendedorismo está trabalhar para apoiar a superar?
Os maiores desafios enfrentados pelas nossas Startups locais resumem-se nos seguintes pontos:
- Falta de acesso a financiamento – em Angola ainda não temos a cultura de investimento, empresas de investimento de capital de risco, fundo de suporte a financiamentos bancários, clubes de investidores anjos quase inexistentes, “grants” que podem ser definidos como programas que financiem startups e empresas digitais para as ajudar a começar e crescer.
- Acesso à informação – temos falta de pesquisas, recolha, análise e partilha de dados em relação à inovação, às startups e a todo o ecossistema de empreendedorismo digital.
- Capacitação continua – aumentar a quantidade de Hubs de inovação, incubadoras, aceleradoras, oficinas práticas e mentorias por empreendedores de sucesso experientes e especialistas em diferentes áreas de negócio.
- Oportunidades – As atartups têm dificuldades a aceder as mesmas oportunidades que startups de outros países têm acesso para dar visibilidade dos seus produtos e serviços para mercados internacionais; acesso a grandes empresas do mercado nacional para prestar serviços.
A AASED tem estado a trabalhar com o Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e entidades internacionais que têm contribuído para o desenvolvimento do ecossistema digital e de startups em Angola.
Desde o lançamento no final de 2023, a AASED tem organizado eventos de Network, workshops, formações, debates e encontros entre mentores com fundadores de Startups e empresas digitais para que o conhecimento, experiência local e sabedoria possa ser transmitido para as novas gerações
2. Como a associação está a colaborar com o Governo, investidores e outras partes interessadas para atrair investimento e criar um ambiente favorável ao crescimento das startups em Angola?
A AASED tem sido uma ponte entre entidades do governo, potenciais investidores e players do ecossistema para promover e facilitar o acesso a financiamento, contribuir para o crescimento dos negócios, capacitação continua dos fundadores e também na contribuição de polílitcas públicas.
Em termos de conexão, a AASED tem promovido actividades e eventos para desenvolver a sua comunidade de associados e gerar mais oportunidades de networking, aprendizagem e acesso a investimento.
Em termos de Políticas Públicas, a AASED tem sido agente representativo das startups e do empreendedorismo digital, exercendo influência em políticas governamentais em prol das startups angolanas e empresas digitais.
3. Quais são as principais áreas de foco da Associação em termos de capacitação e apoio aos empreendedores?
Desde o início deste ano 2024 até ao momento, a AASED tem organizado formações e workshops de capacitação com foco nas novas tecnologias de informação, principalmente na inteligência artificial em áreas como o Marketing, Vendas, Finanças e cibersegurança.
Além disso já foi feito um workshop com foco da ideação de novas ideias das Startups para ajudar fundadores a encontrar soluções adequadas ao seu modelo de negócio e ao mercado angolano.
A AASED também contribuiu para a organização de um webinário com o tema “Investimento Anjo para Startups Angolanas” de forma a promover novos clubes e investidores anjos que estão a surgir no nosso ecossistema e educar os intervenientes sobre as oportunidades que estão a ser criadas.
Lançamos também uma rúbrica de “Conversas com um CEO, Líder, Escritor de conteúdo digital ou autor de um livro.” que esteja relacionado com o nosso ecossistema, e promovemos conversa num ambiente descontraídos onde membros da AASED podem fazer várias perguntas directamente ao convidado e desta forma ocorrer a partilha de ideias, conhecimento, experiências e sabedoria adquirida.
4. Como a Associação está a promover a diversidade e inclusão no ecossistema de startups em Angola?
AASED tem reservado pelo menos 50% das vagas de formações e capacitação para mulheres, membros com deficiência e de sexo alternativo, de forma a promover a igualdade de género, assim como temos também contactado directamente jovens fundadores de Startups e ideias de negócios digitais e inovadores que vivam na periferia e fazem parte da classe baixa da nossa sociedade
5. Quais são os planos futuros da Associação Angolana de Startups e Empreendedorismo para impulsionar o crescimento e a inovação no ecossistema de startups em Angola?
A AASED quer inspirar, capacitar, conectar e advogar pelas startups e empresas digitais, porque acredita no papel da inovação como motor de transformação positiva para o nosso país. A AASED tem a intenção de tornar-se num ponto de união de todos os players do ecossistema e numa rede de desenvolvimento de startups e empreendedorismo digital.
Os nossos pilares estão divididos em três elementos principais:
- Informação – pretendemos ser a principal fonte de informação sobre o ecossistema de startups e empreendedorismo digital angolano. Temos planeado desenvolver mapeamentos, efectuar estudos e pesquisas “up to date” sobre a actuação das startups e do empreendedorismo digital no país.
- Promoção – pretendemos desenvolver projectos e programas de acesso a mercado, investimentos, mentorias para líderes de startups, benefícios, e acesso a “Grants” e empréstimos.
- Representação – promover debates acerca de políticas públicas ou quaisquer iniciativas de interesse para as startups. Participar e levar fundadores e empreendedores digitais a eventos internacionais que permitam angariar investimento
A AASED já deu inicio ao seu plano de actividades, pois temos estado a implementar e ainda pretendemos organizar eventos do gênero: Workshops, mesas redondas, palestras, sunsets de networking, Hackton, webinários, encontros presenciais e digitais com potenciais investidores, criar uma biblioteca física com informação do ecossistema, Cinema de Startups, Clube do código e Conversas com Startups.